Menu Simple

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

RESENHA | A 5ª Onda (Quinta Onda #1) [2013]

 Imagem verde com texto em preto no centro dizendo "A 5ª Onda"


Depois da primeira onda, só restou a escuridão.
Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram.
Depois da terceira onda,
somente os que não tiveram sorte sobreviveram.
Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém.
Agora A QUINTA ONDA está começando...

Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva ⸺ Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão?
   Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!

Do premiado autor best-seller Rick Yancey, este é o primeiro livro de uma trilogia épica excepcional, uma obra-prima de ficção científica, com acontecimentos impensáveis, perdas catastróficas e coragem inabalável.

  • Série Quinta Onda #1
  • Escrito por Rick Yancey
  • Tradução de Edite Siegert Sciulli
  • Capa por Lorena do Rocio Mariotto 
  • Design de Allied Integrated Marketing
  • Editora Fundamento (1ª edição, 2013)
  • Paperback, 368 páginas
  • Skoob
  • Experiência: 

"A 5ª Onda", escrito por Rick Yancey, é um romance romântico sobrenatural situado em um cenário de ficção científica, contando a história de Cassie, uma adolescente tentando sobreviver em um mundo dominado por alienígenas que se parecem com humanos, enquanto busca por seu irmão.

Vinheta com o lado esquerdo azul, lado direito verde e o símbolo genderqueer em preto no centro

  A história é contada sob dois pontos de vista: o de Cassie, zanzando pela floresta tentando sobreviver enquanto vai em direção a seu irmão; e o de Ben Parish, colega de escola e crush de Cassie que está sendo treinado para se tornar um soldado. 
Logo de início eu amei os capítulos do ponto de vista da Cassie e odiei os de Ben. O drama interno de Cassie sobre ter perdido os pais, o irmão ter sido levado, questionar o valor da vida humana e o quanto ela está disposta a lutar e cruzar linhas para sobreviver me trouxerem boas reflexões; enquanto os de Ben só me deram tédio.

Porém tudo mudou quando Cassie foi resgatada por Evan Walker e o foco da história se tornou romance adolescente, mudando completamente o tom do livro até ali. Chegando perto do fim os capítulos de Ben se tornaram mais interessantes a medida que ele vai tecendo uma rebelião e os de Cassie também quando o foco volta a ser resgatar seu irmão e não conseguir um namorado-gostoso-padrão-ocidental em um cenário pós-apocalíptico, mas a esse ponto mais da metade do livro já havia se passado e o potencial desperdiçado.

Meu problema com a experiência de leitura de "A 5ª Onda" foi o livro ser vendido como ficção científica e não pelo que de fato é: romance adolescente em um cenário de ficção científica. Estava esperando uma coisa e recebi outra de uma forma bem meia boca ainda.

No mais, a ilusão de óptica da capa é muito bonita.

Capa do livro "A 5ª Onda" mostrando a protagonista Cassie entrando numa floresta com um jogo de óptica em que o céu alaranjado em cima dela acaba por formar uma imagem de um ser descendo dos céus e cuspindo fogo em cima dela
Capa: Lorena do Rocio Mariotto/Allied Integrated Marketing/Editora Fundamento/Divulgação/Reprodução